Campanha Hepatite Zero ocorre no Campus Tatuapé no dia 28 de março

Testes são realizados gratuitamente por alunos do curso de Biomedicina

03/04/2024

Campanha Hepatite Zero é a maior ação de testagem no mundo para detecção da Hepatite C e erradicação da doença.

E aqui na UNICID fazemos parte dessa iniciativa que promove saúde e cuidado, no dia 28 de março, foram dois turnos: das 10h às 12h e das 17h às 19h, onde foi realizado rastreamentos de Hepatite C com testes gratuitos. A ação ocorreu no saguão do Bloco Alfa (Tatuapé).

Recentemente, alunos do curso de Biomedicina estiveram na Câmara Municipal de São Paulo e fizeram a testagem em funcionários do local.

Como funciona

Desta vez, a testagem é estendida a qualquer pessoa que esteja no campus. É um teste rápido: os alunos coletam uma gota de sangue com uma picada no dedo e aguardam a ação do reagente específico. Leva só dez minutos até o resultado sair.

Se for detectada a contaminação por hepatite C, a pessoa será orientada quanto aos meios de contaminação e tratamento e será encaminhada à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência.

Os estudantes são supervisionados pela coordenadora do curso de Biomedicina, Profa. Me. Catarina Novaes Sousa Bertani. Para a atuação na campanha eles passaram por capacitação prática e pelos cursos teóricos oferecidos pelo TELELAB, um programa de educação permanente do Ministério da Saúde.

A Campanha Hepatite Zero é promovida pelo Rotary Club, em parceria com a Associação Brasileira de Portadores de Hepatite (ABPH), responsáveis também pela disponibilização dos kits para testagem.