Pesquisa recruta voluntários para estudo sobre efeitos de exercícios em pessoas com sobrepeso e obesidade

Iniciativa é uma parceria entre curso de Educação Física, USP e Universidade de Clermont-Auvergne (França)

25/03/2024

O curso de Educação Física da UNICID, em parceria com a USP e a Universidade de Clermont-Auvergne (França), está recebendo voluntários para avaliar os efeitos de duas modalidades de exercício –Treinamento Intervalado de Alta Intensidade e Contínuo de Intensidade Moderada – sobre a saúde de pessoas com sobrepeso e obesidade.

Podem participar quaisquer adultos de 20 a 65 anos, com sobrepeso ou obesidade (IMC entre 25 e 40kg/m2), irregularmente ativos (menos de 3h horas de exercícios por semana), fumantes (menos de 10 cigarros por dia) ou não fumantes, desde que não façam o uso de medicamentos para o coração.

Confira as vagas para cada grupo:

– 50 vagas para mulheres de 20 a 40 anos (ciclo menstrual regular);
– 50 vagas para mulheres de 50 a 65 anos (menopausa);
– 50 vagas para homens de 20 a 40 anos;
– 50 vagas para homens de 50 a 65 anos.

A participação não possui custo para as pessoas interessadas e ocorrerá no Laboratório de Pesquisa em Educação Física da Instituição (LAPEF/UNICID), no Bloco D do campus Tatuapé.

Para se voluntariar, os interessados deverão realizar o agendamento prévio por meio do e-mail projetocomefitlapef@gmail.com ou através do WhatsApp (11) 97702-6379. Após e-mail ou mensagem de confirmação via WhatsApp, os voluntários deverão se dirigir até o LAPEF para as primeiras visitas de avaliação.

Ao todo serão quatro visitas, incluindo exame médico e sessões de exercício:

– 1 avaliação médica com ECG;
– 1 avaliação antropométrica com medidas de massa, estatura, IMC e composição corporal;
– 2 sessões de exercício em bicicleta com análise ventilatória;
– Coletas sanguíneas.

Os resultados de todos os exames serão encaminhados via e-mail cadastrado ao término da pesquisa. Todos os voluntários receberão também certificado de horas complementares ao final da quarta visita.

Questão social

O projeto faz parte de um estudo de doutorado da estudante Annaelle Couvert, professora de Educação Física, que será conduzido na UNICID sob a orientação dos professores Dr. Marcelo Luis Marquezi e Ma. Juliana Lino, ambos da graduação em Educação Física.

A intenção com o estudo é também permitir aos profissionais que o realizam uma interação com questões sociais emergentes, como saúde, exercício e controle de comorbidades associados ao excesso de peso.

“Esperamos que o Treinamento Intervalado de Alta Intensidade, conhecido como HIT, apresente resultados superiores ao Treinamento Contínuo de Intensidade Moderada (MICT); e assim se torne uma proposta atrativa para os diferentes públicos que visam reduzir sua composição corporal, controlar os índices glicêmicos e o metabolismo das gorduras”, explica a professora Juliana Monique Lino Aparecido, que também é coordenadora adjunta do curso de Educação Física.

A proposta é alcançar, principalmente, pessoas que levam uma vida corrida e não conseguem incluir uma rotina de exercícios com longas sessões de treinamento.

Compartilhe essa iniciativa e ajude a UNICID a seguir fazendo a diferença na vida da comunidade!